terça-feira, 12 de agosto de 2014

Coleção "História Geral da África" da UNESCO

Publicada em oito volumes, a coleção produzida pela UNESCO conta com mais de trezentos pesquisadores coordenados por 39 especialistas, sendo dois terços deles africanos. Sua versão em português foi realizada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) com apoio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad) do Ministério da Educação do Brasil (MEC).


Os volumes abordam os seguintes temas:

I - Metodologia e Pré-História da África
Expõe o papel da História nas sociedades africanas, fontes que podem ser utilizadas para escrever a história do continente, os papéis da arqueologia e da tradição oral, as modificações paisagísticas que o continente sofreu, as ondas migratórias pré-"Homo sapiens", as origens e a expansão das técnicas agrícolas no continente africano.

II - África Antiga
Discute a origem do Antigo Egito, a consolidação do regime faraônico, os reinos concomitantes ao Egito como Kush, a cristianização da Núbia e o domínio romano sobre Cartago e sobre o Egito.

III - África do século VII ao XI
O Islã no continente africano, a expansão bantu, as relações da Etiópia com o mundo muçulmano e a diáspora africana na Ásia.

IV - África do século XII ao XVI
A unificação do Magreb, o império Haussa e o império Songhai.

V - África do século XVI ao XVIII
O reino do Congo, o Zambeze, os Luba e Lunda e as relações do Chade com o Mediterrâneo.

VI - África do século XIX à década de 1880
A investida europeia no continente, as revoluções islâmicas na África, Daomé e Benin e a diáspora africana.

VII - África sob dominação colonial, 1880-1935
A África e o desafio colonial, a partilha da África, resistências africanas, a economia colonial e os impactos do fato colonial.

VIII - África desde 1935
A construção das nações, a literatura moderna no continente, o Pan-africanismo, o socialismo no continente, a África e a ONU, horizontes para o século XXI no continente.

Para baixar a coleção, basta clicar no ícone a seguir.




Nenhum comentário:

Postar um comentário